REGULAMENTO DO CONCURSO DE CRIAÇÃO DE GAMES CRIAR JOGOS 2023
1 - O CONCURSO
Visando a integração e participação de nossos alunos, o CRIAR JOGOS lança o Concurso de Criação de Games com a intenção de ampliar as possibilidades de aplicação do conteúdo por meio da produção de jogos, transformando o estudante em produtor de conhecimento ao invés de mero aluno.
Este concurso é destinado aos alunos dos polos presenciais de Camaçari (BA), Guaratinguetá (SP), Rio de Janeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Curitiba (PR), Paracatu (MG) e Mangaratiba (RJ). Os jogos de temáticas livres escolhidos pelos alunos, deverão ser apresentados ao final do curso.
Serão premiados os 3 melhores jogos de cada cidade.
2 - OBJETIVOS
• Enriquecer a prática educativa;
• Utilizar a tecnologia como uma maneira de alavancar as possibilidades de ensino e de aprendizagem, voltadas também para o mercado de trabalho;
• Contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
• Aproximar alunos das novas tecnologias educacionais;
• Estimular os alunos a produção de conhecimento e fomentar a criatividade durante as aulas;
• Desenvolver estratégias de trabalho, valorizando as aptidões de cada aluno;
3 - JUSTIFICATIVA
Tendo em vista os recentes estudos e eventos que discutem mundialmente a importância dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem, sentimos a necessidade de promover uma atividade que trabalhe aspectos relativos à promoção das habilidades e do desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Os games na educação contribuem para a construção do conhecimento de maneira atrativa e interativa, com o objetivo de colaborar com o processo de ensino e de aprendizagem que promovam vivências de significado de acordo com a realidade.
Na verdade, crianças e adolescentes da era digital, já possuem contato com as mais diversas esferas das tecnologias da informação e da comunicação. A utilização dos games como prática educativa ainda não é muito explorada pelo ensino formal, e possivelmente essa falta de popularidade deve-se também a uma relação antiga na educação: diversão x aprendizagem. Por isso, se torna válido discutir a importância em se incorporar o lazer às mais diversas modalidades da educação. Existe ainda uma referência de que atividades lúdicas estão ligadas apenas à educação infantil e às séries iniciais.
Neste contexto, as discussões sobre a utilização dos games na educação devem iniciar pelo lado da educação e não dos jogos, pois a tecnologia deve estar a favor das ações educativas e não o contrário.
Com uma proposta educacional do uso do jogo, os alunos desenvolverão capacidades úteis para a sua vida em sociedade, bem como planejar ações antecipadamente, selecionar informações de acordo com os critérios estabelecidos, tomar decisões, organizar, relacionar e interpretar dados dispostos de diferentes formas e linguagens, desenvolver o raciocínio baseado em hipóteses e deduções, enfrentar situações problemas e socializar as decisões.
4 - PÚBLICO ALVO
Alunos das unidades IFBA (BA), CIAT (BA), SESI (PR), Biblioteca Parque Estadual (RJ) CEAT (RJ), FAETEC (RJ), Céu das artes (MG), Escola Estadual Dellano Brochado Adjuto (MG), Escola Estadual Professor Augusto da Costa Braga (SP), EMEI Prof.
SYLVIO JOSE MARCONDES COELHO (SP) e Etec Professor Alfredo De Barros Santos (SP).
5 - PREMIAÇÃO
A premiação ocorrerá de forma igualitária para os 3 melhores jogos produzidos nas cidades onde estão sediadas as unidades presenciais Criar Jogos. (Camaçari, Paracatu, Rio de Janeiro, Itaboraí, Mangaratiba, Curitiba e Guaratinguetá)
• 3 Gift Card da Google Play no valor de R$50,00. Um para cada jogo selecionado.
• Será enviado um código contendo o valor de R$50 reais para compras nas plataformas online, como Google Play, App Store e demais.
6 - REGULAMENTO
• Poderão participar apenas alunos matriculados nas unidades presenciais que completarem todos os módulos do curso;
• A entrega do prêmio será em forma de Gift Card da Google Play no valor pré-estabelecido, acompanhada pelo responsável e pelo produtor local.
O valor do prêmio não poderá ser usado com itens associados à violência, álcool, drogas, tabacaria,
sexo, explosivos, objetos cortantes ou similares;
• É imprescindível que o desenvolvimento do game seja feito somente pelos alunos, com orientação apenas do mediador responsável;
• A Equipe Criar Jogos poderá utilizar os nomes, fotos, vídeos e imagens dos participantes em suas redes sociais e plataformas on line;
• O prêmio é pessoal, intransferível e não poderá ser convertido, total ou parcialmente, em dinheiro, nem ser cedido e/ou transferido para outrem;
• Os participantes deste concurso serão considerados cientes de todas as regras e objetivos desta competição, portanto, conhecedores dos seus direitos e deveres;
• Os games produzidos serão avaliados pelos especialistas em tecnologia educacional da equipe técnica e pedagógica que compõem o Criar Jogos.
• Os alunos terão auxílio do mediador até dia 29/12 para desenvolver o game.
• Os alunos deverão entregar o protótipo até dia 08/01, enviado para o email contato@criarjogos.com.br
8. - CONTEÚDOS A SEREM ENVIADOS
8.1 Autorização assinada pelo responsável
A Ficha de Autorização precisa estar assinada pelo responsável, acompanhada da cópia da carteira de identidade do responsável e enviada para o e-mail contato@criarjogos.com.br
Acesse a Ficha de Autorização aqui:
https://drive.google.com/file/d/14jA05Gnjp4c6-HJIu_11nPvJQX1KdiN8/view
8.2 Planejamento e Jogo
Todos os arquivos abaixo devem ser enviados para o email contato@criarjogos.com.br
Algumas etapas são necessárias na construção do game e o planejamento é uma delas. Ao planejar estabelecemos qual o objetivo do jogo, seu tema central, fases, personagens, pontuação entre outros. Por meio deste planejamento sistematizado, o projeto do game deverá ser apresentado. Sendo assim, todos os participantes deverão elaborar um planejamento e enviar para a equipe Criar Jogos contendo no mínimo as seguintes informações:
A) Nome do Jogo
B) Gênero do Jogo
C) Classificação (público alvo)
D) Roteiro
E) Personagens
F) Objetivo
G) Ferramenta utilizada
H) Link do Jogo (Tester)
OBS: O jogo pode ser desenvolvido em qualquer uma das plataformas utilizadas no curso; Scratch, Construct ou Unity.
9 - MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Os critérios:
Será levado em consideração os seguintes critérios:
• Originalidade
• Inovação
• Jogabilidade
Os jogos serão analisados com o objetivo de verificar se estão adequados aos aspectos formais do regulamento. Aqueles que não apresentarem conformidade com esses aspectos serão considerados nulos e ficarão imediatamente desclassificados e impedidos de concorrer aos prêmios, os jogos que:
- Contenham dados incorretos ou que, de qualquer modo, contenham informações incompletas ou que apresentem algum tipo de erro ou de inadequação ao disposto neste Regulamento.
- Possuam conteúdo considerado inapropriado ou contenham palavras e/ou expressões de baixo calão, contrárias à moral e aos bons costumes.
- Agridem a imagem, direta ou indiretamente do Sistema CRIAR JOGOS ou de terceiros.
- Contenham indícios de plágio.
- Não atendem às especificações exigidas e/ou quaisquer outras disposições deste Regulamento.
- Não será permitido, em qualquer hipótese, o uso de quaisquer expressões, sinais, palavras ou termos que ofendam a honra ou imagem de pessoas, produtos, empresas ou natureza, meio ambiente, espaços físicos e afins, sinais ou palavras que ofendam a liberdade de consciência, religião, sexo, ideia ou sentimentos das pessoas ou associações, uso de marca de empresas, sinais de pessoas/personalidades notórias, ou de partidos políticos, incentivo a maus costumes, violência, apontamento preconceituoso, constrangedor, pornográfico ou semelhante.
9 - DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
15 de JANEIRO de 2024
O RESULTADO SERÁ DIVULGADO EM NOSSAS REDES SOCIAIS; www.instagram.com/criar.jogos/ e https://www.tiktok.com/@criarjogos
10 - AUTORIZAÇÕES E CONDIÇÕES
O concurso sobre a criação de games é uma atividade realizada no âmbito do projeto cultural e educacional Criar Jogos, que é um projeto de sem fins lucrativos. Os objetivos do concurso estão especificamente descritos no item 1 acima, portanto, não tem qualquer finalidade comercial e de promoção de produto, marca, nome, produto, serviço, atividade, personalidade e etc. Também não conta com qualquer critério de uso de sorte, adivinhação ou risco.
A participação do concurso é inteiramente gratuita, não havendo qualquer tipo de exigência de pagamento por quem quer que seja.
O participante selecionado após os critérios do concurso não fica vinculado com a premiação à aquisição ou uso de algum bem, direito ou serviço.
O concurso não exige dos participantes qualquer tipo de preenchimento de cadastro detalhado, ou resposta a pesquisas, e de aceitação de recebimento de material publicitário de qualquer natureza.
O participante autoriza a utilização dos dados pessoais fornecidos para inscrição do concurso para o fim de arquivo e cadastro no âmbito do projeto, bem como como comprovação de sua participação no projeto, sendo vedada, nos termos da Lei nº 13.709/2018, a cessão a terceiros e a utilização dos dados para finalidades estranhas ao já dito. Assim, o participante autoriza a manutenção de seus dados pessoais na base de dados da realizadora do concurso após o seu encerramento, cabendo-se zelar pela segurança dos dados.
Sem prejuízo ao já disposto, fica expressamente autorizado o uso do nome e imagem do participante para divulgação do projeto nas redes sociais como forma de democratização do acesso e informação do concurso e consequentemente do projeto em questão.