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REGULAMENTO DO CONCURSO DE CRIAÇÃO DE GAMES CRIAR JOGOS 2025-1

1 - O CONCURSO
Visando a integração e participação de nossos alunos, o CRIAR JOGOS lança o Concurso de Criação de Games com a intenção de ampliar as possibilidades de aplicação do conteúdo por meio da produção de jogos, transformando o estudante em produtor de conhecimento ao invés de mero aluno.
Este concurso é destinado aos alunos dos polos presenciais de São Paulo (SP), Gravataí (RS) e Brasília (DF). Os jogos, de temáticas livres escolhidas pelos alunos, deverão ser apresentados ao final do curso, diretamente na plataforma utilizada para a realização das aulas.
Serão premiados os 03 (três) melhores jogos de cada polo.

2 - OBJETIVOS
• Enriquecer a prática educativa;
• Utilizar a tecnologia como uma maneira de alavancar as possibilidades de ensino e de aprendizagem, voltadas também para o mercado de trabalho;
• Contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes;
• Aproximar alunos das novas tecnologias educacionais;
• Estimular os alunos à produção de conhecimento e fomentar a criatividade durante as aulas;
• Desenvolver estratégias de trabalho, valorizando as aptidões de cada aluno.

3 - JUSTIFICATIVA
Tendo em vista os recentes estudos e eventos que discutem mundialmente a importância dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem, sentimos a necessidade de promover uma atividade que trabalhe aspectos relativos à promoção das habilidades e do desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Os games na educação contribuem para a construção do conhecimento de maneira atrativa e interativa, com o objetivo de colaborar com o processo de ensino e de aprendizagem que promova vivências de significado de acordo com a realidade.

Na verdade, crianças e adolescentes da era digital já possuem contato com as mais diversas esferas das tecnologias da informação e da comunicação. A utilização dos games como prática educativa ainda não é muito explorada pelo ensino formal, e possivelmente essa falta de popularidade deve-se também a uma relação antiga na educação: diversão x aprendizagem. Por isso, se torna válido discutir a importância em se incorporar o lazer às mais diversas modalidades da educação. Existe ainda uma referência de que atividades lúdicas estão ligadas apenas à educação infantil e às séries iniciais.

Neste contexto, as discussões sobre a utilização dos games na educação devem iniciar pelo lado da educação e não dos jogos, pois a tecnologia deve estar a favor das ações educativas e não o contrário.
Com uma proposta educacional do uso do jogo, os alunos desenvolverão capacidades úteis para a sua vida em sociedade, bem como planejar ações antecipadamente, selecionar informações de acordo com os critérios estabelecidos, tomar decisões, organizar, relacionar e interpretar dados dispostos de diferentes formas e linguagens, desenvolver o raciocínio baseado em hipóteses e deduções, enfrentar situações-problema e socializar as decisões.

4 - PÚBLICO ALVO
Alunos participantes do curso presencial Criar Jogos das unidades: EMEF Desembargador Amorim Lima - São Paulo (SP), C.E. Barbosa Rodrigues - Gravataí (RS) e CED 15 de Ceilândia - Brasília (DF).

5 - PREMIAÇÃO
A premiação ocorrerá de forma igualitária para os 03 (três) melhores jogos produzidos em cada um dos polos onde estão sendo realizadas as aulas presenciais do Criar Jogos:
• 1º lugar: 01 headset gamer, 01 código contendo o valor de R$200,00 para compras na plataforma Google Play ou Apple Store e 01 encontro para feedback personalizado e mentoria para aperfeiçoamento do jogo entregue;
• 2º lugar: 01 smartwatch;
• 3º lugar: 01 controle bluetooth, sem fio, compatível com Android, iOS e PC.

6 - REGULAMENTO
• As inscrições deverão ser feitas no período de 23/04/2025 a 25/05/2025, exclusivamente através do envio da ficha de autorização assinada pelo responsável para o e-mail producao.criarjogos@gmail.com. No assunto do e-mail deverá constar: CONCURSO 2025 + NOME DO POLO. A ficha de autorização está disponível no site e redes sociais do projeto CRIAR JOGOS e no Anexo I deste regulamento.

  • Site: https://www.criarjogos.com.br/

  • Instagram: www.instagram.com/criar.jogos/

  • TikTok: https://www.tiktok.com/@criarjogos
    • Poderão participar apenas alunos matriculados nas unidades presenciais que completarem todos os módulos do curso;
    • A entrega dos prêmios será realizada aos alunos ganhadores no polo presencial, acompanhada pelo responsável e pelo produtor local;
    • O valor do prêmio não poderá ser usado com itens associados à violência, álcool, drogas, tabacaria, sexo, explosivos, objetos cortantes ou similares;
    • É imprescindível que o desenvolvimento do game seja feito somente pelos alunos, com orientação apenas do mediador responsável, e entregue na plataforma do próprio curso, no Módulo 8 - PROTÓTIPO;
    • A Equipe Criar Jogos poderá utilizar os nomes, fotos, vídeos e imagens dos participantes em suas redes sociais e plataformas online;
    • O prêmio é pessoal, intransferível e não poderá ser convertido, total ou parcialmente, em dinheiro, nem ser cedido e/ou transferido para outrem;
    • Os participantes deste concurso serão considerados cientes de todas as regras e objetivos, portanto, conhecedores dos seus direitos e deveres;
    • Os games produzidos serão avaliados pelos especialistas em tecnologia educacional da equipe técnica e pedagógica do Criar Jogos;
    • Os alunos contarão com auxílio do mediador até o término do curso no polo presencial para desenvolver o game;
    • Os alunos deverão entregar o protótipo até a data de término do curso prevista para o polo:

  • 04/07/2025 – CED 15 de Ceilândia - Brasília (DF) e EMEF Desembargador Amorim Lima - São Paulo (SP)

  • 11/07/2025 – C.E. Barbosa Rodrigues - Gravataí (RS)

7 - CONTEÚDOS A SEREM ENVIADOS

7.1 Autorização assinada pelo responsável
A ficha de autorização precisa estar assinada pelo responsável e ser enviada para o e-mail producao.criarjogos@gmail.com com o assunto: CONCURSO 2025 + NOME DO POLO. A assinatura pode ser física ou digital. A ficha está disponível no site, redes sociais e Anexo I.
• Site: https://www.criarjogos.com.br/
• Instagram: www.instagram.com/criar.jogos/
• TikTok: https://www.tiktok.com/@criarjogos

A ficha de autorização também pode ser acessada aqui: Autorização de Participação - Concurso CRIAR JOGOS - 2025.1 preenchível.pdf

7.2 Planejamento e Jogo
Os participantes deverão elaborar um planejamento contendo no mínimo:
A) Nome do Jogo
B) Gênero do Jogo
C) Classificação (público-alvo)
D) Roteiro
E) Personagens
F) Objetivo
G) Ferramenta utilizada
H) Link do Jogo (Tester)

OBS: O jogo deverá ser desenvolvido na plataforma Scratch e entregue no Módulo 8 - PROTÓTIPO da plataforma do curso.

8 - MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Serão levados em consideração os seguintes critérios:
• Originalidade
• Inovação
• Jogabilidade

Os jogos serão analisados quanto à conformidade com o regulamento. Serão desclassificados jogos que:

  • Contenham dados incorretos ou incompletos;

  • Possuam conteúdo inapropriado, palavras de baixo calão, contrários à moral e aos bons costumes;

  • Agridam a imagem do projeto ou terceiros;

  • Contenham plágio;

  • Não atendam às exigências do regulamento;

  • Utilizem expressões ou conteúdos ofensivos à honra, imagem, religião, meio ambiente, entre outros.

9 - DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
O resultado será divulgado na semana de 14 a 18 de julho de 2025, nas redes sociais do projeto:
www.instagram.com/criar.jogos/
https://www.tiktok.com/@criarjogos

10 - AUTORIZAÇÕES E CONDIÇÕES
• O concurso é uma atividade sem fins lucrativos, de natureza educacional e cultural, não tendo finalidade comercial ou promocional;
• A participação é gratuita e não requer pagamento, aquisição de produtos ou serviços;
• O participante não será vinculado à aquisição de bens ou serviços para receber a premiação;
• Não é exigido preenchimento de cadastro detalhado nem aceite de recebimento de material publicitário;
• Os dados pessoais serão utilizados apenas para fins de inscrição e comprovação da participação, conforme a Lei nº 13.709/2018;
• O nome e imagem dos participantes poderão ser utilizados para divulgação do projeto em redes sociais.

Burburinho Cultural
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